Você comprou roupa nova e bateu aquela dúvida na hora de lavar? Ok, aí você resolve buscar mais informações na etiqueta e descobre um monte de símbolos que mais parecem um código de mensagem secreta? Seus problemas acabaram! Rejane Nascimento, especialista em produtos têxteis da lavanderia 5àsec, listou algumas dicas e receitinhas caseiras para tirar as manchas e deixar as roupas mais limpinhas, com cara de nova. Além disso, ela explicou o que significa cada um dos símbolos que vêm nas etiquetas das peças. Confira e aprenda como dar vida longa às suas roupas:
1. Qualquer tipo de tecido pode ser lavado na máquina?
2. Qual a melhor maneira de tirar o amarelado das roupas brancas?
"Misture uma colher de bicarbonato de sódio com o suco de um limão e esfregue o local das manchas com uma escova durante 30 segundos. No início vai parecer que a mancha ficou mais
amarela, mas é normal, viu? Em seguida, coloque a peça em um balde com água, sabão e alvejante e deixe agir por uma hora. Depois é só enxaguar e colocar para secar", ensina Rejane.
3. Qual o truque para saber se o tecido da roupa solta tinta?
Pegue um chumaço de algodão e molhe com água. Esfregue-o na peça antes de lavar para fazer o teste. Se ele absorver a cor é porque a roupa solta tinta e deve ser lavada separadamente.
4. Como evitar as famosas "bolinhas" nas roupas?
"Não lave ou seque peças juntas de diferentes tecidos (algodão + poliéster + viscose) e evite encher a máquina até o limite. Esse excesso aumenta o atrito entre as roupas e pode ocasionar as indesejadas bolinhas", garante Rejane.
esfregue sobre a mancha. Deixe agir por 5 minutos e pronto. Depois é só lavar normalmente.
6. Manchas de desodorante são fáceis de remover?
Aqui vai outra receita caseira que é tiro e queda. Misture uma colher de sopa de lustra móveis + uma colher de detergente de cozinha. Aplique sobre a mancha e deixe agir de 15 a 20 minutos. Esfregue com uma escovinha e enxágue bem. Essa dica é válida também para tecidos
brancos e que não soltam tinta.
Descubra o que significa cada símbolo:
Reprodução
(Fonte: Dafiti e Blog 5àsec)
Comentários
Postar um comentário